Biodiversidade = Bio: vida, diversidade: diversidade
Biodiversidade é o mesmo que dizer diversidade ecológica.
Genericamente : É a soma de todas as formas de vida que habitam o planeta.
Significa a variabilidade de organismos vivos, compreendendo também os ecossistemas aquáticos. Refere-se à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna e de microorganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas e a variedade de comunidades, habitats e ecossistemas formados pelos organismos. Refere-se à riqueza ( nº) de diferentes seres e à abundância relativa desses mesmos seres
Biosfera – Esfera da vida, toda a vida na terra ocorre numa faixa a que se dá o nome de biosfera.
Ecossistema – É a interacção entre seres vivos da mesma espécie, interacção entre seres vivos de espécies diferentes e a interacção destes e o meio físico-quimico do local onde vivem.
Bioma – É um conjunto de ecossistemas do mesmo tipo.
População – Conjunto de seres vivos da mesma espécie num determinado local.
Habitat – Local onde habitam seres vivos da mesma espécie num ecossistema.
Comunidade biótica – Conjunto de todos os seres dentro de um ecossistema
Nicho Ecológico- É a função que cada ser vivo ocupa no seu ecossistema.
Espécie: São os seres que deixam descendência fértil.
Historia da Astronomia• Os primeiros cientistas foram os homens primitivos, mas não vão ser muito falados na história apesar de que foram muito importantes pois descobriram as estações do ano, as constelações, etc.
• Quem vai aparecer muito é Aristóteles e aposto que não sabem o que ele fez? Ele calculou a teoria Geocêntrica ( ele estava errado acerca da sua teoria mas veremos isso mais tarde), teoria essa em que a terra estava no centro do Universo parada e todos os astros (incluindo o Sol) giram à sua volta.
• A Igreja acreditava que os deuses viviam na terra e por isso tinha de ser o “astro perfeito”, por isso estava no centro da terra.
• Ele era um filósofo grego e conselheiro do Rei da Grécia, viveu em 384 a.c.
• Mais tarde apareceu Aristarco de Samos, viveu em 310-230 a.c , contemporâneo de Aristóteles. Era um grego e foi o 1º a formular a teoria Heliocêntrica em que o Sol está no centro do Universo e todos os astros giram à sua volta . Apesar de não conseguir comprovar esta teoria, ela era verdadeira.
• Alguns anos mais tarde apareceu Cláudio Ptolomeu que descobriu as órbitras e também estudou a teoria geocêntrica
• Mais tarde apareceu Erastósteles, não vou falar muito dele mas foi bastante importante pois descobriu o perímetro da terra.
• A Religião cristã aparece e nasce também Nicolau Copérnico que estudou a teoria Heliocêntrica e calculou-a matematicamente.
ele antes de a calcular encontrou um livro de Aristarco e a partir daí começou a tentar provar a referida teoria.
• Galileu provou a teoria Heliocêntrica observando as fases da lua e de Vénus. Ele descobriu a Luneta ( proveniente do povo árabe) e transformou-a na primeira Luneta astronómica mandada fazer na Holanda.
• Kleper descobre que Vénus tem uma órbita elíptica, sendo que quando está mais longe de nós brilha menos e quando está mais perto brilha mais.
• Isaac Newton descobre a Lei Gravicional e calcula-a.
• Albert Einstein descobre a teoria da relatividade em que o Universo é infinito.
---------------------------------------------\\-------------------------------------------\\----
Planeta Anão – É um astro poderoso de forma esférica, de pequenas dimensões que descreve uma órbitra diferente da dos outros planetas do seu sistema. Ex.: Plutão e Sedna
Cometa – Astro rochoso de forma esférica coberto de poeiras e gases congelados. Descreve uma órbitra excêntrica em relação aos outros planetas. Torna-se visível quando se aproxima da estrela, os gases congelam e descongelam e o cometa fica com um aspecto de cauda, cabeleira e núcleo (gotas brilham). Quando se afasta da estrela fica com o aspecto de uma esfera de gelo suja.
Asteróide – Astro rochoso de forma irregular. No sistema solar localiza-se, preferencialmente, em duas cinturas: na cintura interna (cintura de Apollo e Amor), entre Marte e Júpiter, e na cintura externa para lá de Plutão. A maioria dos meteoritos que embatem na superfície terrestre provêm da cintura interna.
Meteoritos – São fragmentos de astros que embatem na superfície terrestre e dão-nos informações preciosas sobre os constituintes do Universo. Calcula-se que anualmente embatem na superfície terrestre cerca de 500 meteoritos. Como cerca de 2/3 da Terra é Oceano, 2/3 dos continentes são despovoados, resta-nos cerca de 50 meteoritos para estudar.
Meteoros – São fragmentos de Astros que atravessam a nossa atmosfera
Estrela Cadente – São poeiras e gases provenientes de fragmentos de asteróides e de cometas que entram na nossa atmosfera e ardem
Estrela – é um astro, num sistema, de meior dimensão, é rochoso, muito denso e de forma esférica. Tem na sua constituição grande quantidade de HÉLIO e HIDROGÉNIO, sendo estes elementos químicos os responsáveis pela sua luminosidade.
Planeta Principal – É um astro rochoso de forma esférica que descreve uma órbita á volta da estrela.
Planeta Secundário – É um astro rochoso de forma esférica que descreve uma órbita à volta do planeta principal (de menor dimensão que o planeta principal).