Biodiversidade = Bio: vida, diversidade: diversidade
Biodiversidade é o mesmo que dizer diversidade ecológica.
Genericamente : É a soma de todas as formas de vida que habitam o planeta.
Significa a variabilidade de organismos vivos, compreendendo também os ecossistemas aquáticos. Refere-se à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna e de microorganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas e a variedade de comunidades, habitats e ecossistemas formados pelos organismos. Refere-se à riqueza ( nº) de diferentes seres e à abundância relativa desses mesmos seres
Biosfera – Esfera da vida, toda a vida na terra ocorre numa faixa a que se dá o nome de biosfera.
Ecossistema – É a interacção entre seres vivos da mesma espécie, interacção entre seres vivos de espécies diferentes e a interacção destes e o meio físico-quimico do local onde vivem.
Bioma – É um conjunto de ecossistemas do mesmo tipo.
População – Conjunto de seres vivos da mesma espécie num determinado local.
Habitat – Local onde habitam seres vivos da mesma espécie num ecossistema.
Comunidade biótica – Conjunto de todos os seres dentro de um ecossistema
Nicho Ecológico- É a função que cada ser vivo ocupa no seu ecossistema.
Espécie: São os seres que deixam descendência fértil.
Historia da Astronomia
• Os primeiros cientistas foram os homens primitivos, mas não vão ser muito falados na história apesar de que foram muito importantes pois descobriram as estações do ano, as constelações, etc.
• Quem vai aparecer muito é Aristóteles e aposto que não sabem o que ele fez? Ele calculou a teoria Geocêntrica ( ele estava errado acerca da sua teoria mas veremos isso mais tarde), teoria essa em que a terra estava no centro do Universo parada e todos os astros (incluindo o Sol) giram à sua volta.
• A Igreja acreditava que os deuses viviam na terra e por isso tinha de ser o “astro perfeito”, por isso estava no centro da terra.
• Ele era um filósofo grego e conselheiro do Rei da Grécia, viveu em 384 a.c.
• Mais tarde apareceu Aristarco de Samos, viveu em 310-230 a.c , contemporâneo de Aristóteles. Era um grego e foi o 1º a formular a teoria Heliocêntrica em que o Sol está no centro do Universo e todos os astros giram à sua volta . Apesar de não conseguir comprovar esta teoria, ela era verdadeira.
• Alguns anos mais tarde apareceu Cláudio Ptolomeu que descobriu as órbitras e também estudou a teoria geocêntrica
• Mais tarde apareceu Erastósteles, não vou falar muito dele mas foi bastante importante pois descobriu o perímetro da terra.
• A Religião cristã aparece e nasce também Nicolau Copérnico que estudou a teoria Heliocêntrica e calculou-a matematicamente.
ele antes de a calcular encontrou um livro de Aristarco e a partir daí começou a tentar provar a referida teoria.
• Galileu provou a teoria Heliocêntrica observando as fases da lua e de Vénus. Ele descobriu a Luneta ( proveniente do povo árabe) e transformou-a na primeira Luneta astronómica mandada fazer na Holanda.
• Kleper descobre que Vénus tem uma órbita elíptica, sendo que quando está mais longe de nós brilha menos e quando está mais perto brilha mais.
• Isaac Newton descobre a Lei Gravicional e calcula-a.
• Albert Einstein descobre a teoria da relatividade em que o Universo é infinito.
---------------------------------------------\\-------------------------------------------\\----
Planeta Anão – É um astro poderoso de forma esférica, de pequenas dimensões que descreve uma órbitra diferente da dos outros planetas do seu sistema. Ex.: Plutão e Sedna
Cometa – Astro rochoso de forma esférica coberto de poeiras e gases congelados. Descreve uma órbitra excêntrica em relação aos outros planetas. Torna-se visível quando se aproxima da estrela, os gases congelam e descongelam e o cometa fica com um aspecto de cauda, cabeleira e núcleo (gotas brilham). Quando se afasta da estrela fica com o aspecto de uma esfera de gelo suja.
Asteróide – Astro rochoso de forma irregular. No sistema solar localiza-se, preferencialmente, em duas cinturas: na cintura interna (cintura de Apollo e Amor), entre Marte e Júpiter, e na cintura externa para lá de Plutão. A maioria dos meteoritos que embatem na superfície terrestre provêm da cintura interna.
Meteoritos – São fragmentos de astros que embatem na superfície terrestre e dão-nos informações preciosas sobre os constituintes do Universo. Calcula-se que anualmente embatem na superfície terrestre cerca de 500 meteoritos. Como cerca de 2/3 da Terra é Oceano, 2/3 dos continentes são despovoados, resta-nos cerca de 50 meteoritos para estudar.
Meteoros – São fragmentos de Astros que atravessam a nossa atmosfera
Estrela Cadente – São poeiras e gases provenientes de fragmentos de asteróides e de cometas que entram na nossa atmosfera e ardem
Estrela – é um astro, num sistema, de meior dimensão, é rochoso, muito denso e de forma esférica. Tem na sua constituição grande quantidade de HÉLIO e HIDROGÉNIO, sendo estes elementos químicos os responsáveis pela sua luminosidade.
Planeta Principal – É um astro rochoso de forma esférica que descreve uma órbita á volta da estrela.
Planeta Secundário – É um astro rochoso de forma esférica que descreve uma órbita à volta do planeta principal (de menor dimensão que o planeta principal).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário